Museu, Personagens históricos

General Charles Gerhardt: Comandante da Divisão de Infantaria 29ª (“Blue and Grey”) na II Guerra Mundial

General Charles Gerhardt: Comandante da Divisão de Infantaria 29ª (“Blue and Grey”) na II Guerra Mundial

Nascido em 6 de Junho de 1895 em Lebanon no estado do Tennessee nos EUA, o major-general Charles Hunter Gerhardt (6 de junho de 1895 – 9 de outubro de 1976) foi um oficial sênior do Exército dos Estados Unidos que lutou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial. Nesta última, comandou a 29ª Divisão de Infantaria de 1943 até o fim da guerra e durante parte da ocupação da Alemanha. As operações de combate mais famosas da divisão foram os desembarques na praia de Omaha em 6 de junho de 1944 (seu aniversário de 49 anos), também conhecido como Dia D, e a tomada da cidade francesa de Saint-Lô em julho de 1944.

Em visita a AMAN um herói da Normandia – (1946-1950).

“Antes de chegar ao Brasil ouvi muito a respeito da FEB, do Exército de Caxias e das suas tradições. Queria certificar-me da realidade vendo, com os meus próprios olhos, o que me haviam dito.” “E com estas palavras, o General Charles Gerhardt passando rapidamente à ação, voa para a Escola Militar de Resende.” A visita do general norte-americano à Escola Militar de Agulhas Negras; instalações da escola; demonstração do preparo dos alunos em práticas de baioneta, cavalaria, artilharia; conversa com a imprensa.

Comandou a Divisão de Infantaria 29ª (“Blue and Grey”) Major General Charles H. Gerhardt, Comandante do 116º Regimento de Infantaria das Divisões que desembarcaram na praia de Omaha e estavam envolvidos nas Batalhas de St Lo, Vire, Mortain e Brest.


Da esquerda para a direita: Major General William M. Wright, comandando a 89ª Divisão, Major General Frank L. Winn, para suceder Wright no comando da 89ª, e Brigadeiro-General Henry D. Todd Jr., comandando a 58ª Brigada de Artilharia de Campanha, Stenay, Meuse, França, 12 de novembro de 1918. Atrás de Wright está seu ajudante de campo, capitão Charles H. Gerhardt.

Na época da Segunda Guerra Mundial

Na época do ataque japonês a Pearl Harbor e a subsequente entrada americana na Segunda Guerra Mundial, Gerhardt estava no comando da 56ª Brigada de Cavalaria, estando no comando desde 13 de setembro após receber uma promoção ao posto temporário de general de brigada em julho 10 de 1941.

Ele foi novamente promovido, agora ao posto de duas estrelas de major-general, em 26 de junho de 1942, oito meses depois de Pearl Harbor. , em Camp White, Oregon.

Em julho de 1943, substituindo o major-general Leonard T. Gerow, ele assumiu o comando da 29ª Divisão de Infantaria, uma formação da Guarda Nacional que estava estacionada no sudoeste da Inglaterra em preparação para a invasão aliada da Normandia e estava lá desde outubro de 1942. Em preparação para a invasão, marcada para a primavera de 1944, a divisão treinou extensivamente em operações anfíbias.

O major-general Gerhardt era um capataz rígido, um disciplinador rígido e considerado por muitos de seus homens como um martinete, que muitas vezes ficava chateado com pequenas coisas, como um soldado não ter a tira do capacete afivelada. Uma história famosa o mostra repreendendo um soldado no dia seguinte ao Dia D por deixar cair cascas da laranja que estava comendo no chão. Ele era intolerante com qualquer sujeira ou lama nos caminhões e fazia os soldados pararem e limparem um caminhão em quase todas as circunstâncias. O major-general Gerhardt era, no entanto, um excelente e motivado treinador de soldados e esperava o mesmo de seus subordinados. Ele liderou a 29ª Divisão de Infantaria durante os combates na Europa Ocidental, desde o Dia D (6 de junho de 1944) até o final da Segunda Guerra Mundial na Europa no Dia da Vitória na Europa (8 de maio de 1945).

 

Referência bibliográfica:

Professor Julio Cesar Fidélis
Membro da Institudo de Estudos Valeparaibano – IEV -SP
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – AMAN – Resende
Academia Resendense de História e Academia de Letras e Artes de Cruzeiro-SP

Site: Wikipédia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *