Museu, Personagens históricos

O Labirinto e o Minotauro: mitologia grega

O Labirinto e o Minotauro: mitologia grega

Apesar de ser filho de Zeus, Minos fora criado pelo marido de Europa como seu próprio, sendo assim, com a morte do rei, Minos torna-se o soberano de Creta, fato não aceito pelos seus irmãos e que desencadeia uma série de conflitos entre eles.

A fim de acabar com essa disputa, Minos afirma que os Deuses haviam o escolhido para reinar, e para provar isso pede que Poseidon lhe envie um touro totalmente branco, o Deus dos mares envia tal animal às praias de Creta.

O touro deveria ser sacrificado em tributo a Poseidon, mas Minos fica fascinado pela beleza ímpar do animal e resolve sacrificar outro touro em seu lugar.
Ultrajado, Poseidon fala com a Deusa do amor Afrodite, e esta faz Pasífae, esposa de Minos apaixonar-se pelo touro.

Da união entre mulher e fera nasce Astérion, um menino com cabeça e cauda de touro e corpo de homem.

Astérion é criado como um garoto normal, até seus instintos de violência não poderem mais ser controlados pela corte Cretense.

Sem poder “se livrar” do garoto (afinal era vontade de um Deus), Minos após aconselhar-se no oráculo de Delfos pede a Dédalo que este construa um enorme labirinto próximo ao seu castelo em Cnossos para abrigar a besta.

Anos após a criação do labirinto o herói Ateniense Perseu mata a besta e livra sua cidade-estado da tirania Cretense.

– Acredita-se que a complexidade do castelo de Cnossos, com inúmeros cômodos e até mesmo um sistema de esgoto tenha dado origem ao mito do labirinto.
Seu sítio é uma das atrações na ilha de Creta.

– Minotauro = Minos + Touro.”O Touro de Minos”.

– Alguns historiadores creditam a fábula do Minotauro ao fato de Creta cultuar um Deus Touro, a criação de tal criatura representaria o período no qual a ilha era a maior potência cultural e econômica da região, e sua morte a ascensão de Atenas e final dos tributos pagos à ilha pela cidade-estado.

– O termo Minoico foi criado para representar a prosperidade trazida á ilha pelo Rei Minos.

Segundo a mitologia grega,  o Labirinto de Creta foi construído pelo brilhante arquiteto e artesão Dédalo, a pedido do Rei Minos, para prender o Minotauro, personagem mitológico com corpo humano e cabeça de touro.  Acredita-se que a lenda sobre a existência do labirinto tenha surgido a partir do Palácio de Knossos, cuja complexidade da arquitetura, que incluía inclusive um sistema de esgoto, relaciona-se a complexidade do labirinto. As ruínas do Palácio de Knossos são, até hoje, atração da ilha de Creta, na Grécia.


Palácio de Knossos. Foto: binik / Shutterstock.com

 

Referência Bibliográfica:

Site: Grécia antiga

Site: Info Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *