Avião British Supermarine Spitfire Mk.IX La Fouconnerie 1:72 #FOV-812005D
Marca: Force of Valor
Escala: 1/72
Material: Diecast (ferro e plástico)
Campanha: RCAF, EN315 ZX-6 CG of Flt. Lt. Eugeniusz Horbaczewski of No.145 Sqn, La Fouconnerie, Tunisia, April 1943
Nação: Inglaterra
Dimensões aproximadas: 13,1 x 15,6 x 5,1 cm
Acompanha uma base fantástica.
Acompanha diversos acessórios.
Período de uso: Segunda Guerra Mundial
Nota Histórica:
A Grã-Bretanha teve a sorte, em 1936, de contar — graças à iniciativa particular de um projetista-chefe e sua equipe — com um protótipo de caça capaz de incorporar um motor duas vezes mais potente e com o dobro de sua capacidade bélica para atuar na linha de frente. Se a fábrica tivesse ficado restrita às especificações oficiais, os britânicos, em 1936, contariam apenas com o Supermarine 224, um caça desajeitado, de estrutura aerodinâmica semelhante à dos hidroaviões Schneider Trophy, motor Goshawk de 660 hp e quatro metralhadoras, duas na fuselagem e duas trem de pouso fixo e carenado.
O projetista, Reginald Mitchell, pouco se impressionou com sua criação e, retornando à prancheta, criou o Type 300, mais aerodinâmico e muito menor. Tinha trem de pouso escamoteável, revestimento atuante (faz parte da estrutura para suportar as forças exercidas sobre o aparelho) e motor Rolls-Royce PV.12, com cerca de 900 hp de potência. Todas as armas ficavam nas asas, disparando por fora, além do disco da hélice.
Por sugestão do líder de esquadrilha Ralph Sorley, o Ministério da Aeronáutica britânico decidiu que seus futuros caças contariam com oito metralhadoras. A falta de uma metralhadora britânica moderna era compensada pela fabricação, sob licença, da americana Browning. Em fins de 1935, porém, a empresa BSA estava em vias de produzir uma arma de calibre 7,7 mm para a Grã-Bretanha. Mitchell desenhou a asa do Type 300 num formato elíptico, a fim de acomodar as oito metralhadoras deslocadas para a ponta, com carregadores de fita e rápido remuniciamento através de portinholas no revestimento superior.
Essa asa, característica do Spitfire, foi uma das mais bem projetadas para um caça da época. A forma elíptica nada tinha a ver com isso — até dificultava muito a fabricação — mas, aerodinamicamente falando, o perfil era bom para velocidades superiores a Mach 0,9. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Spitfire chegaram a mergulhar a Mach 0,92, muito mais rápido que os caças alemães. Por essa época, a Supermarine desenvolvera o chamado “perfil laminar” para o substituto do Spitfire, o Spiteful, mas a asa resultou muito pior: ao ser colocada no primeiro caça a jato da Supermarine, até o piloto-chefe de teste achou-a inferior à antiga.
Assim como seu eterno inimigo, o Messerschmitt Me 109, o Spitfire tinha trem de pouso estreito, articulado junto à fuselagem, fechando-se para fora e para cima. Também como o Me 109, usava para refrigerar o motor uma mistura de água e glicol, canalizada para um radiador na parte traseira e interna da asa direita; na esquerda, numa disposição assimétrica, ficava um outro radiador, mais delgado, o de refrigeração do óleo lubrificante. Possuía flapes segmentados (acionados, como o trem de pouso, por uma bomba hidráulica manual), cockpit confortável, coberto por uma capota de Perspex (acrílico transparente), que o piloto deslizava para trás sobre trilhos; seis canos de escape curtos e simples de cada lado do nariz; bequilha fixa na empenagem e uma hélice bipá, de madeira, boa mas rudimentar, já que as novas hélices de passo variável ainda não estavam disponíveis na Grã-Bretanha.
Referência bibliográfica:
Site: Cavok.com.br
Informação adicional
Peso
0,8 kg
Dimensões
30 × 20 × 12 cm
Escala
1:72
Envio e entrega
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