Kit Avião Alemão Heinkel He.111 P-2 – 1/72 – Airfix #A06014
Marca: Airfix
Código: A06014
Material: plástico
Tamanho: 22,6 cm x 31,2 cm
151 Peças
Período: Segunda Guerra Mundial
País: Alemanha
Obs.: Necessário montar, colar e pintar o kit. Não vem pronto.
Heinkel He-111 – Um dos ‘Bombardeiros Secretos’ da Alemanha
Bem-vindo a esta última edição do nosso blog Workbench e a todas as novidades, atualizações e exclusividades de modelagem do fascinante mundo da Airfix.
Do ponto de vista da modelagem, existem alguns tipos de aeronaves que são tão distintos e historicamente significativos que sempre se mostraram temas incrivelmente populares entre legiões de modeladores ao longo dos anos, instantaneamente reconhecíveis por qualquer pessoa que admire o modelo final. Uma dessas aeronaves é o Heinkel He 111 , o onipresente bombardeiro médio alemão da Segunda Guerra Mundial e uma aeronave que sempre estará ligada às selvagens batalhas aéreas nos céus do sul da Grã-Bretanha durante o verão de 1940. Assim como a palavra Messerschmitt era e ainda é frequentemente usado na linguagem comum em referência a todos os aviões de combate da Luftwaffe da Segunda Guerra Mundial, a fuselagem em forma de baleia e a frente envidraçada distinta do Heinkel permitiram que esta aeronave desempenhasse o mesmo papel em relação à sua força de bombardeiros e embora fosse amplamente considerada como obsoleto no final da Batalha da Grã-Bretanha, permaneceria em produção até setembro de 1944 e em serviço até os dias finais do conflito.
Nesta última edição do Workbench, marcaremos a recente reintrodução de nosso Heinkel He 111 P-2 em escala 1/72 na atual linha Airfix, algo que na verdade é um desenvolvimento bastante significativo para o blog, mas teremos mais sobre isso um pouco mais tarde. Durante esta análise de atualização, veremos a espetacular arte da caixa, as duas opções de esquema incluídas neste kit e as histórias fascinantes por trás de ambos. A maioria dos leitores do Workbench sem dúvida terá gostado de gastar tempo construindo um kit Heinkel em escala no passado, no entanto, ao longo do artigo a seguir, esperamos mostrar aos leitores por que este kit em particular é certamente digno de encorajar um retorno de modelagem a este fascinante tema da aviação mais uma vez.
Aviação alemã ‘Lobo em pele de cordeiro’
O visualmente distinto Heinkel He III foi desenvolvido como uma aeronave rápida de passageiros/transporte sob as restrições do Tratado de Versalhes, mas era basicamente um lobo da aviação em pele de cordeiro.
Parece que muitos dos kits de aeronaves que analisamos aqui no Workbench são representações em escala de máquinas cuja herança remonta à tumultuada década de 1930, uma época em que a maior parte da Europa tentava arduamente esquecer os horrores da Primeira Guerra Mundial. , mas parecia estar a avançar inexoravelmente para outro conflito potencialmente ainda mais devastador. Uma Alemanha reunificada sabia que o poder aéreo desempenharia um papel significativo em qualquer conflito futuro e estava determinada a que a nova Luftwaffe estivesse pronta e equipada quando fosse chamada. Trabalhando sob as restrições impostas pelas condições do Tratado de Versalhes, os fabricantes de aeronaves alemães produziram uma sucessão de projetos que foram anunciados ao mundo exterior como aeronaves de passageiros e de transporte, mas eram claramente capazes de serem rapidamente convertidos para funções ofensivas mais sinistras.
Crucialmente, este trabalho clandestino estava a proporcionar à indústria da aviação alemã uma experiência valiosa, não só na concepção de aviões de alta tecnologia e líderes mundiais, mas também no aperfeiçoamento de métodos para a produção em massa eficaz destas máquinas, uma indicação muito mais evidente das suas reais intenções.
A Heinkel Aviation Company estava entre as empresas de design e fabricação de aeronaves mais bem-sucedidas do mundo durante a década de 1930 e produziria uma sucessão de projetos para competir pela maioria dos contratos emitidos na Alemanha durante esse período. Uma de suas aeronaves de maior sucesso foi o avião de turismo monomotor Heinkel He-70 ‘Blitz’ (Lightning) de quatro lugares, uma máquina que era extremamente distinta e que viria a estabelecer vários recordes de aviação significativos desde o momento em que saltou pela primeira vez. o ar. Muitas de suas características distintivas de design seriam vistas em um projeto posterior, um pouco maior, uma aeronave que se tornaria uma das aeronaves mais famosas da Segunda Guerra Mundial e que se tornaria sinônimo do poder de todos. conquistando a Luftwaffe, o bombardeiro médio Heinkel He III.
Um Heinkel He III da Luftwaffe em ação durante a invasão da Polônia. Naquela época, a aeronave era considerada um dos bombardeiros de ataque mais capazes do mundo, mas começaria a mostrar suas vulnerabilidades assim que o conflito avançasse mais para oeste. Crédito da foto Bundersarchiv.
A Heinkel Company inicialmente se referiu à sua nova aeronave como ‘Doppel-Blitz’ (Double Blitz), pois era por falta de uma melhor descrição uma versão maior e bimotor do He-70, com o design mantendo o grande e asa elíptica distinta de seu antecessor e um layout tradicional de fuselagem escalonada. Foi uma tentativa de produzir uma aeronave moderna, rápida e elegante para capturar o recorde mundial de velocidade para uma aeronave civil e, embora fosse apresentado externamente como um avião comercial/aeronave de transporte para permanecer dentro das condições das limitações do Tratado de Versalhes, seu desempenho impressionante sugeria isso mascarou uma intenção mais sinistra. A aeronave fez seu primeiro vôo em fevereiro de 1935 e revelou possuir características de manuseio excepcionais, principalmente em velocidades mais baixas, o que tornou os procedimentos de pouso e decolagem relativamente livres de problemas para os pilotos.
Esta aeronave e as que imediatamente a seguiram seriam entregues à Lufthansa na tentativa de continuar o subterfúgio, com o tipo sendo revelado ao público alemão e ao mundo da aviação em geral no Aeródromo de Tempelhof em 10 de janeiro de 1936. Por esta altura, o desenvolvimento A versão militar da aeronave estava bem encaminhada, com a Alemanha já não preocupada com a pretensão de tentar plicar as outras nações europeias – os “bombardeiros secretos” da Alemanha já não eram secretos e a Europa estava a caminho da guerra.
As primeiras versões do Heinkel He 111 eram bastante diferentes na aparência da aeronave que participou da Batalha da Grã-Bretanha e no perfil com o qual todos nós agora estamos familiarizados. Embora ainda adotasse a grande fuselagem em forma de baleia, asas elípticas distintas e estabilizadores horizontais, o nariz do bombardeiro era muito diferente, mais longo e de aparência mais pontiaguda, sem dúvida um design muito mais tradicional. Embora essas primeiras aeronaves apresentassem agora metralhadoras que identificavam claramente suas intenções militares, é preciso dizer que a aeronave não estava exatamente repleta de armamento defensivo. Como esta era uma das aeronaves mais rápidas do mundo naquela época e capaz de ultrapassar a maioria dos caças em serviço nas forças aéreas mundiais naquela época, os oficiais da Luftwaffe não previram que seu novo bombardeiro tivesse que se defender contra ataques de caças, equipá-lo com apenas três metralhadoras leves para evitar tais desafios aéreos.
Uma imagem fascinante de um bombardeiro Heinkel em construção, com sua proeminente fuselagem frontal totalmente envidraçada sendo uma característica distintiva da aeronave. Crédito da foto Bundersarchiv.
A partir da variante do modelo Heinkel He 111 ‘P’ , o bombardeiro passou por uma mudança de design que o faria receber suas características mais icônicas, ao mesmo tempo em que atualizava as capacidades da aeronave com uma série de melhorias. Adotando o onipresente motor Daimler-Benz DB 601 como motor, esta variante também viu a introdução de uma cabine redesenhada e uma seção dianteira da fuselagem, uma atualização que proporcionou uma área de trabalho mais espaçosa e simplificada tanto para o piloto quanto para seu apontador de bomba. Este desenvolvimento certamente deu à aeronave uma aparência muito mais elegante e melhorou muito a visibilidade frontal do bombardeiro – com esta seção de nariz mais curta e mais alta agora completamente envidraçada, o Heinkel He 111 tinha sua característica mais distintiva, que o tornaria um dos mais reconhecíveis. formas de toda a Segunda Guerra Mundial.
Além de dar ao Heinkel seu perfil inconfundível, a nova cabine totalmente envidraçada também proporcionou ao piloto um campo de visão excepcional, mas por outro lado, tornou-se um alvo tentador para os pilotos de caça inimigos, proporcionando à infeliz tripulação muito pouco no caminho de proteção em tais circunstâncias. Varrendo tudo diante deles durante os primeiros estágios da guerra, a Batalha da Grã-Bretanha provaria ser uma experiência desafiadora para as tripulações da Luftwaffe Heinkel, já que as vantagens de velocidade e manobrabilidade que a aeronave possuía quando entrou em serviço pela primeira vez foram agora ultrapassadas e contra o ataques determinados de caças da RAF, os bombardeiros Heinkel tinham poucas chances, a menos que fossem protegidos por enxames de caças Messerschmitt de apoio . Embora efetivamente obsoleto como bombardeiro operando em espaço aéreo contestado deste ponto da guerra em diante, o Heinkel teria que seguir em frente em uma variedade de funções ofensivas durante o restante da guerra, com cerca de 6.500 desses bombardeiros distintos tendo sido produzidos pela lançamento do último bombardeiro construído em setembro de 1944.
A Heinkel e a Airfix
A impressionante arte produzida para apoiar o lançamento deste novo kit apresenta o compromisso que inspirou a escolha do esquema principal e uma aeronave que está agora em exibição na Coleção de Aeronaves das Forças Armadas Norueguesas em Gerdermoen, na Noruega.
Como uma das aeronaves mais famosas da Segunda Guerra Mundial, o bombardeiro Heinkel He 111 está disponível na forma de kit Airfix desde o início dos anos 1960 e, desde essa data, provavelmente foi construído por dezenas de milhares de modeladores em todo o mundo. Uma aeronave que com o Messerschmitt Bf 109 e o Stuka se tornou a personificação da aviação do poderio militar alemão durante a Segunda Guerra Mundial, o Heinkel sempre foi um modelo básico em nosso amado hobby, talvez porque seja uma aeronave de aparência tão distinta, mas talvez simplesmente em virtude do facto de tão poucos terem permanecido após a guerra para encontrarem o seu lugar em colecções de museus em todo o mundo para admirarmos – este valor de raridade certamente atraiu o nosso interesse como modelo.
Com agradecimentos ao nosso gerente de design Matt, esta é a primeira vez que mostramos essas imagens de desenvolvimento da Heinkel em um blog do Workbench.
O Heinkel atrairia a atenção de uma nova geração de designers de produtos Airfix em 2014, quando esta magnífica aeronave foi objeto de um novo projeto de ferramentas que trouxe todos os mais recentes avanços de design e fabricação para produzir uma representação em escala atualizada e altamente precisa de este famoso bombardeiro. Anunciadas pela primeira vez com o lançamento de nossa linha de kits 2015, as novas ferramentas da Heinkel apareceriam apenas na quinta edição do nosso novo blog de desenvolvimento Workbench, onde revelamos exclusivamente imagens das estruturas de componentes adicionais introduzidas para permitir que o Junkers Jumo 211 alimentado Variante ‘H’ do bombardeiro a ser produzido.
Significativamente, porém, apesar do lançamento do nosso kit Heinkel He 111 P-2 marcar o retorno do novo lançamento original de ferramentas de 2015, esta será na verdade a primeira vez que ele aparece em um blog de bancada e, portanto, estamos Estou muito satisfeito por ter a oportunidade de trazer a você as histórias por trás das duas interessantes opções de esquema incluídas neste kit agora.
Uma das aeronaves mais históricas encontradas em qualquer museu de aviação do mundo, este Heinkel foi uma das muitas aeronaves alemãs baseadas e operadas na Noruega durante a Segunda Guerra Mundial e apesar de ter que fazer um pouso forçado em uma montanha coberta de neve região do país após o combate com os caças Skua britânicos, está agora em exibição em uma impressionante condição restaurada. Heinkel He 111 P-2 5J+CN foi designado para Kampfgeschwader 4 ‘General Wever’, uma unidade que orgulhosamente carregava o nome do General Walther Wever, um alto oficial militar alemão e piloto que foi um defensor declarado em garantir que a nova Luftwaffe teria uma poderosa força de bombardeio estratégico antes do início da Segunda Guerra Mundial.
Na manhã de 26 de abril de 1940, esta aeronave, juntamente com outros dois Heinkel He 111, decolou do campo de aviação Oslo/Fornebu no início de uma missão de reconhecimento armado, uma missão que se revelaria bastante agitada para todos os envolvidos. Enquanto a formação voava alto sobre o Romsdalsfjord, 5J+CN foi atingido por fogo antiaéreo do cruzador britânico HMS Manchester navegando nas águas abaixo, mas com a tripulação da aeronave alheia a qualquer dano à sua aeronave, continuou a bombardear a ferrovia estação na cidade costeira de Åndalsnes.
Uma série de imagens tiradas durante nossa viagem de pesquisa para ver este histórico bombardeiro Heinkel na Coleção de Aeronaves das Forças Armadas Norueguesas em Gerdermoen, cortesia de nosso Gerente de Design Matt Whiting.
Uma vista do compartimento de bombas da aeronave voltado para a cabine. As bombas são carregadas verticalmente com o nariz para cima em oito caixas de bombas, quatro de cada lado do compartimento de bombas.
Uma peça tão fascinante da história da aviação, a equipe de restauração optou por deixar os danos de combate do confronto com os dois Skuas da FAA ao trabalhar em seu Heinkel.
A icônica cabine do Heinkel proporcionou ao piloto e ao apontador da bomba uma visão excepcional. Eles também teriam uma visão desobstruída dos combatentes que os atacassem pela frente e não poderiam esperar qualquer proteção contra o ataque.
Imediatamente após o ataque de bombardeio, a formação da Luftwaffe foi atacada por Blackburn Skuas do No.810 Squadron Fleet Air Arm, que operava a partir do porta-aviões HMS Ark Royal e enquanto os outros dois bombardeiros escaparam ilesos, 5J+CN teve menos sorte. Durante um intenso combate aéreo, os Skuas infligiram danos significativos ao bombardeiro alemão, com um tripulante morto e outro sofrendo ferimentos significativos e com a aeronave com um motor emperrado pegando fogo e agora perdendo altitude, o piloto não teve alternativa a não ser procurar um local adequado para fazer um pouso forçado.
Com a aeronave sobrevoando uma região montanhosa do país coberta de neve, o piloto tinha poucas opções disponíveis e foi forçado a pousar sua aeronave em Digervarden, ao sul de Lesjaskog, onde esta história fascinante daria outra reviravolta. Durante o dogfight, o atacante Blackburn Skua (L2940) sofreu danos em seu próprio motor e depois que a tripulação do caça testemunhou o pouso forçado de Heinkel na neve, eles tiveram que procurar um lugar para pousar sua própria aeronave gravemente danificada. Esse local provou ser o lago congelado Breiddalsvatnet e depois de fazer um pouso de barriga clássico, tanto o piloto quanto seu observador tiveram a sorte de poder sair ilesos do incidente. Eles imediatamente incendiaram suas aeronaves para evitar que caíssem em mãos inimigas e, durante o degelo da primavera que se seguiu, os destroços deslizaram para baixo das águas do lago agora descongelado.
Detalhes completos do esquema do Heinkel que agora está em exibição na Coleção de Aeronaves das Forças Armadas Norueguesas em Gerdermoen, na Noruega.
Quanto ao Heinkel, os seus destroços permaneceram relativamente intactos durante o resto da guerra, mas após o fim das hostilidades, não demorou muito até que começasse a tornar-se uma atracção popular entre os habitantes locais que procuravam embalar uma lembrança de guerra. Durante a década de 1970, após o recebimento de uma proposta detalhada preparada pela Associação Norueguesa de História da Aviação, os destroços do Heinkel 5J+CN foram recuperados de seu local de descanso montanhoso e levados para o Forsvarets Flysamling Gardermoen, onde seria objeto de uma longa e meticuloso projeto de restauração para o mais próximo possível de sua configuração de tempo de guerra. Esta magnífica aeronave está agora em exibição como parte da Coleção de Aeronaves das Forças Armadas Norueguesas, um dos exemplos mais raros de uma aeronave veterana de guerra da Luftwaffe encontrada em qualquer lugar do mundo.
O Henkel He 111, número de construção 1526, foi construído em 1938 como uma variante P-2 do bombardeiro e continuaria a desempenhar um papel ativo nas operações de apoio à invasão da Noruega, primeiro voando de bases no norte da Alemanha e depois de campos de aviação capturados na Noruega. em si. Ela é agora um exemplo lindamente restaurado deste importante tipo de aeronave, um dos poucos veteranos de combate que os entusiastas da Heinkels podem ver em qualquer lugar do mundo.
Curiosamente, o Blackburn Skua que derrubou este Heinkel também foi recuperado do local do acidente na Noruega durante a década de 1970 e agora está em exibição no Fleet Air Arm Museum , Yeovilton, uma rara ocasião em que duas aeronaves envolvidas no mesmo combate pousaram. e posteriormente foram recuperados para ocuparem seu lugar em diversos museus de aviação da Europa. É interessante saber o que nos encoraja, modeladores, a selecionar nosso próximo projeto de construção, no entanto, se histórias interessantes de guerra são nossos principais critérios, então os detalhes por trás deste esquema Heinkel certamente farão com que todos nós adicionemos este kit específico aos nossos cronogramas de construção de inverno no próximo poucos meses.
Esquema B – Heinkel He 111 P-2 G1+HP, 6./Kampfgeschwader 55 ‘Greif’, Villacoublay, França 1940.
Com a variante ‘H’ do Heinkel He 111 tendo entrado em serviço da Luftwaffe imediatamente antes da invasão da Polônia, esta última variante do bombardeiro estava em serviço generalizado na época da Batalha da Grã-Bretanha e, como consequência, era incomum, mas não é impossível encontrar variantes anteriores da aeronave comprometidas com operações de combate na Grã-Bretanha. Até este ponto da guerra, o He 111 provou ser incrivelmente eficaz como bombardeiro de ataque e com suas tripulações extremamente confiantes em suas habilidades e com a confiança de seus comandantes em uma vitória rápida contra uma exaurida Força Aérea Real soando em seus ouvidos, eles esperavam continuar seus sucessos sobre a Inglaterra.
Como sabemos agora, esta confiança foi cruelmente exposta como sendo, na melhor das hipóteses, demasiado optimista e talvez até beirando a complacência. Pela primeira vez, as tripulações de bombardeiros estariam a operar sobre o território inimigo com a barreira natural do Canal da Mancha, tornando qualquer problema técnico ou dano de combate susceptível de, pelo menos, tirá-los da guerra, mas de importância ainda maior do que isso, seriam enfrentando um inimigo determinado e bem organizado, equipado com caças eficazes. Os caças da RAF poderiam retornar à sua base, reabastecer, rearmar e voltar à luta quase antes de os bombardeiros voltarem para casa e mesmo que os caças fossem abatidos, havia a possibilidade de o piloto estar de volta aos seus esquadrões e no combates aéreos novamente em questão de dias. Pela primeira vez, a Luftwaffe não tinha todas as probabilidades a seu favor.
Nas operações de combate na Grã-Bretanha, o Heinkel provou ser extremamente vulnerável ao ataque de caças e se interceptado pela RAF sem o apoio de seus próprios caças, o Heinkel pode não ter sido um alvo fácil, mas eles estavam em enorme desvantagem e teriam sofrer perdas terríveis nas mãos dos Spitfires e Hurricane do Fighter Command.
Detalhes completos do esquema da segunda opção de pintura incluída neste kit e aeronave que deve ser considerada um dos bombardeiros Heinkel apresentados de forma mais exclusiva de toda a guerra em virtude de sua impressionante arte do leme.
Imagens de modelo construídas apresentando um Heinkel com acabamento neste esquema fascinante, com sua arte exclusiva do leme.
Apesar da experiência disciplinadora dos bombardeiros durante os combates pela Grã-Bretanha, eles continuariam em serviço durante o resto da guerra com vários graus de sucesso, mas sabendo que agora era ultrapassado como um tipo de bombardeiro diurno quando operava em espaço aéreo contestado e ao enfrentar uma força inimiga determinada e bem equipada. A falta de uma aeronave de substituição adequada e actualizada também provaria ser um factor importante que contribuiu para o fracasso da Luftwaffe durante o resto da Segunda Guerra Mundial e colocaria uma confiança crescente da Alemanha na necessidade de introduzir “armas maravilhosas” tecnologicamente avançadas numa tentativa de conter a maré de Supremacia aliada.
O Heinkel apresentado aqui deve ser considerado uma das aeronaves mais distintas e interessantes de seu tipo em toda a guerra, em virtude da obra de arte impressionante e única transportada em ambos os lados do leme da aeronave. Embora um famoso Kampfgeschwader 55 ‘Greif’ Heinkel carregando os códigos de fuselagem G1 + HP tenha operado sobre a Grã-Bretanha durante a Batalha da Grã-Bretanha e realmente tenha caído nas mãos britânicas, pensa-se que esta aeronave, Werk Nummer 1992, não chegou ao operações aéreas contra a Grã-Bretanha. Pensa-se que este Heinkel foi derrubado pelos furacões da RAF dos esquadrões nº 1 e 73 durante a Batalha da França, com a aeronave caindo e queimando em terras agrícolas entre as cidades de Mairie e Amblimont. Embora espetacular, as origens da arte do leme permanecem desconhecidas, portanto, se algum leitor do Workbench puder lançar alguma luz definitiva sobre esse assunto fascinante, ficaríamos extremamente interessados em ouvir sua opinião.
Como tema de modelagem, o Heinkel He 111 deve ser considerado um dos mais populares no mundo da modelagem em escala e a reedição deste kit impressionante com seus dois esquemas fascinantes só vai melhorar esta reputação duradoura. A forma inconfundível deste famoso bombardeiro da Luftwaffe é um ótimo complemento para qualquer coleção de modelos e a única pergunta que temos que nos fazer é em qual das duas opções de esquema incluídas vamos terminar o nosso próprio exemplo. Temos o prazer de confirmar que a Heinkel He 111 P-2 A06014 já está disponível mais uma vez e aguardando seu lugar em sua estação de trabalho de inverno.
Apresentação de arte em caixa completa que certamente fará com que os modelistas busquem este kit fabuloso quando o virem em exibição em sua loja de modelos favorita.
Tememos que isso seja tudo o que temos para você esta semana, no entanto, você pode ter certeza de que estaremos de volta, na mesma hora, no mesmo lugar, com muito mais atualizações do projeto Airfix para sua informação e diversão.
Como sempre, estamos sempre interessados em ouvir sua opinião sobre tudo relacionado ao Airfix e, em particular, nosso blog Workbench, então se você quiser nos enviar uma mensagem, use [email protected] para toda a correspondência. Para visitar novamente qualquer um dos blogs Airfix produzidos nos últimos sete anos, acesse nosso hub principal do Workbench e percorra as páginas disponíveis.