Brasão Fab 1º Eta - Esquadrão Tracajá 35cm Mdf
R$129,00R$99,0023% OFF
Em até 4x de R$24,75 sem juros A vistaR$93,06no Pix
Voltar aos produtos
Brasão Royal Air Force - Roundel 35cm Mdf
R$129,00R$99,0023% OFF
Em até 4x de R$24,75 sem juros A vistaR$93,06no Pix

Brasão Fab – Esquadrão Joker 35cm Mdf

R$129,00R$99,0023% OFF
Em até 4x de R$24,75 sem juros A vistaR$93,06no Pix

0 dias 00 rh 00 min 00 seg

Apenas 1 em estoque

Saber mais informações
Consultar prazo e valor da entrega
Não sei meu CEP
48 Pessoas assistindo este produto agora!
SKU: 25345 Categorias: , , ,
Descrição

Brasão Fab – Esquadrão Joker 35cm Mdf

– Feito em madeira mdf 6mm
– Pintado à mão

– Com suporte para pendurar na parede
– Tamanho: 35 cm

– Fabricado por Nos Rastros da História

Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial – Força Aérea

O 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação – 2º/5º GAV foi ativado pela Portaria nº 38, de 17 de setembro de 1953, na Base Aérea de Natal, passando a responder pelo treinamento de caça na FAB, operando os aviões Republic P-47D Thunderbolt do 3º/1º GAVCA da Base Aérea de Santa Cruz. Em 1956, o 2º/5º GAV transferiu ao 1º/4º GAV a função de treinamento de caça e os seus P-47; em troca, recebeu aviões NA B-25J do 1º/4º GAV e passou a operar missões de bombardeio leve.

O 2º/5º GAV foi desativado em 24 de fevereiro de 1970 através da Portaria nº 017/GM7. No ano de 1975 foi ativado em Natal, junto ao CATRE, o Esquadrão Seta, tendo recebido do 1º/4º GAV a tarefa de treinamento de caça.

Em 20 de outubro de 1980, a Portaria nº R-310/GM3 determinou a reativação do 5º Grupo de Aviação, a partir de 1º de janeiro de 1981, com os seus dois esquadrões, 1º/5º GAV e 2º/5º GAV. Quando da desativação do Esquadrão Seta, o 2º/5º GAV assumiu a tarefa de treinamento de pilotos de caça, o qual até a época dava instrução aos pilotos de ataque.

Em 1980, o 2º/5º GAV foi reequipado com o AT-26 Xavante e, em 1982, passou a responder pelo treinamento dos futuros pilotos de caça, tarefa que desempenha até os dias de hoje.

O 2º/5º GAV utiliza o código de rádio “Joker” e a bolacha do esquadrão é aquela do antigo 3º/1º GAVCA, a qual exibe um veterano Avestruz (alusão aos pilotos do 1º GAVCA “Senta a Pua” que lutaram na Itália em 1944-1945) transmitindo ao jovem piloto – um pinguim – a arte da Aviação de Caça.

Em 1995, o 2º/5º GAV passou a perpetuar a memória do Brig.-do-Ar Nero Moura, comandante do 1º GAVCA na Itália e ex-Ministro da Aeronáutica, falecido em fins de 1994. Um AT-26 passou a ostentar o seu nome, pintado na fuselagem, bem como o número “1” (o qual era pintado no P-47 Thunderbolt do então Maj. Moura na Itália).

Os AT-26 foram substituídos em serviço a partir de 2004, com a entrada em serviço dos EMBRAER A-29A e A-29B.

Bibliografia:

  1. C. Lorch, “A Caça Brasileira – nascida em combate”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1993.
  2. Aerovisão, Nº 182, Ano XXI. Ministério da Aeronáutica. Maio/Julho, 1995.

 

Informação adicional
Peso 0,250 kg
Dimensões 35 × 10 × 10 cm
Envio e entrega

Envio e Entrega de Produtos

envio e entrega de um produto são processos extremamente importantes para garantir a satisfação dos nossos clientes. É crucial que esses processos sejam realizados com todos os cuidados necessários para assegurar que o produto chegue ao destino final sem nenhum dano ou avaria.

Envio

O envio é feito com muito cuidado, incluindo:

  • Embalagem adequada
  • Proteção contra impactos e amassamentos
  • Rótulos de identificação claros e precisos
  • Monitoramento constante durante o trajeto

Prazo de Entrega

O prazo de entrega é um aspecto importante a ser considerado. Em geral, o envio pode ser feito em até 7 dias após a compra, dependendo da localização do destinatário. O cliente sempre será informado sobre o prazo estimado de entrega..