Fatos Históricos, Museu

Operação Market Garden: Aniversário de 80 anos de uma das maiores operações aerotransportadas da Segunda Guerra.

Operação Market Garden: Aniversário de 80 anos de uma das maiores operações aerotransportadas da Segunda Guerra

Operação Market Garden foi uma operação dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, entre os dias 17 e 25 de setembro de 1944. Seu objetivo tático era capturar uma série de pontes sobre os rios principais dos Países Baixos ocupados pelos alemães. Para isso, milhares de paraquedistas saltaram em larga escala, em conjunto com um rápido avanço de unidades blindadas pelas estradas, a fim de atingir o propósito estratégico de permitir que os Aliados pudessem atravessar o Reno, a última grande barreira natural a um avanço sobre à Alemanha.
Pouco depois das 10 h da manhã de um domingo, 17 de Setembro de 1944, decolou de aeroportos dispersos por todo sul da Inglaterra a maior força de aviões de transporte de tropa até então reunida para uma única operação. Naquela semana – a 263ª da Segunda Guerra Mundial – o Comandante Supremo das Forças Aliadas, o general Dwight David Eisenhower, desencadeou a Operação Market Garden, uma das mais ousadas e engenhosas da guerra, uma ofensiva combinada aeroterrestre e de superfície, idealizada pelo Marechal de Campo Bernard Montgomery.

undefined

Milhares de paraquedistas aterrissam nos Países Baixos durante a Operação Market Garden, em setembro de 1944.

Considerada por muitos uma operação fracassada, resultando em pesadas baixas aos Aliados, sofreram mais perdas na Market Garden do que na gigantesca invasão da Normandia. A maioria dos historiadores concordam em que, no período de 24 horas do dia “D”, 6 de junho de 1944, as perdas aliadas alcançaram a estimativa de 10 mil a 20 mil. Nos nove dias da Operação Market Garden, as perdas combinadas – forças aeroterrestres – em mortos, feridos e desaparecidos montaram a mais de 17 mil.

As perdas britânicas foram as mais altas: 13 226. A Divisão de Urquhart foi quase totalmente destruída. Na força inicial de ataque a Arnhem, com um efetivo de 10 005, na qual se incluem os poloneses e os pilotos de planadores, as perdas totalizaram 7 578. O XXX Corpo de Horrocks perdeu 1 480 e os 8º, 12º Corpos Ingleses, outros 3 874. As cifras alemãs permanecem um pouco obscuras, mas em Arnhem e Oosterbeek as perdas chegaram a 3 300; entretanto, as perdas de Model se consideram as mais elevadas. Levando-se em conta a frente de batalha que se desenvolveu ao longo da campanha, estima-se que pode ter chegado até a 10 mil.

De um lado o Comandante Alemão Marechal de Campo Karl Rudolf Gerd von Rundstedt e do lado Aliado o General Bernard Law Montgomery.

Forças
41 628 tropas aerotransportadas
1 divisão blindada
2 divisões de infantaria
1 brigada blindada
80 000 (espalhados por toda a região)
Baixas
15 326 – 17 200 mortos, feridos ou capturados.
88 tanques
144 aeronaves de transporte
Estimativas:
3 300 – 8 000 mortos, feridos ou capturados
30 tanques e armas SP
159 aeronaves

Anos mais tarde em suas memórias o Marechal Montegomery, escreveu: (…) “Em minha (suspeita) opinião, se tivesse sido adequadamente apoiada desde o princípio e recebido os aviões, as forças terrestres e os recursos administrativos necessários à tarefa – a operação teria tido êxito, a despeito dos meus erros ou do tempo adverso ou da presença da 2º Corpo SS Panzer na área de Arnhem. Continuo um ferrenho defensor da Market Garden.”

undefined

Operação Market Garden – Plano Aliado

operation_market_garden_02

Paraquedistas Aliados se preparando horas antes dos saltos

 

marketgarden10

Soldados alemães aguardando os aliados

Europa recorda neste dia 21/09/2024, a malsucedida operação da 2° Guerra

Centenas de paraquedistas saltaram neste sábado na Holanda para recordar os 80 anos da Operação Market Garden, iniciada em setembro de 1944 pelos aliados e que tentou apressar – sem sucesso – o fim do conflito na Europa.Centenas de paraquedistas, espectadores e autoridades tomaram parte neste sábado (21/09) em um enorme evento na Holanda para marcar o 80° aniversário de uma das missões mais ousadas da Segunda Guerra Mundial: a Operação Market Garden, que teve início em 21 de setembro de 1944 e que tinha como objetivo tomar uma série de pontes e criar uma rota para a entrada em peso de tropas no território da Alemanha nazista.

Neste sábado, o rei holandês Willem-Alexander e a princesa britânica Anne se juntaram a um diminuto grupo de 12 veteranos remanescentes para comemorar a operação.

O ponto alto da cerimônia envolveu o lançamento de centenas de paraquedistas de países-membros da Otan – incluindo da Alemanha -, que saltaram de vários aviões, incluindo um transportador Dakota histórico semelhante aos usados na operação em 1944.

“Hoje celebramos nossa liberdade coletiva e lembramos o enorme… esforço para alcançá-la”, disse o Ministro da Defesa da Holanda, Ruben Breukelmans, a milhares de espectadores, incluindo o rei holandês, dignitários militares e alguns veteranos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial.

Centenas de paraquedistas saltam para comemorar operação da Segunda Guerra Mundial 1

Evento ocorreu nesta sábado, 21 de setembro. Foto: Phil Nijhuis, Associated Press.

Salto coletivo aconteceu na Holanda. Veteranos e forças da OTAN relembram uma das missões mais audaciosas da Segunda Guerra Mundial, a Operação Market Garden. Entre os presentes estava o veterano Geoff Roberts, de 99 anos, que participou da missão original em 1944.

As palavras do general Christopher Cavoli, comandante das forças dos EUA na Europa, destacaram a importância histórica dessa operação para a criação de laços que, hoje, sustentam a coesão da OTAN. General Cavoli afirmou que o espírito de colaboração que marcou aquela época continua vivo nas atuais alianças militares, fortalecidas ainda mais pelos desafios globais recentes​.

 

Fonte de pesquisa e agradecimentos:

Site: Wikipédia
Site: Terra
Site: Café Historia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *