Museu, Personagens históricos

Faraó Tutmés III: o “Napoleão do Egito” 1425 a.C.

Faraó Tutmés III: o “Napoleão do Egito” 1425 a.C.

O Faraó Tutmés III, o “Napoleão do Egito”, liderou poderosas campanhas militares, conquistando vastos territórios e estabelecendo o Egito como uma potência dominante. Seu reinado foi 1481 a.C. a 1425 a.C. no antigo Egito.

Com um governo longevo e quase perfeito, o herdeiro de Hatexepsute fez construções notáveis e liderou batalhas de sucesso.

Filho de uma relação bastarda de Tutmés II com uma cocumbina chamada Isis, Tutmés III foi o único filho homem do faraó, sendo desde cedo, designado para comandar a décima oitava dinastia egípcia, da época do Império Novo. Por ser muito novo no falecimento de seu pai, Hatexepsute, que era sua tia e casada com Tutmés II, foi designada para o reinado.

Estátua de Tutmés III no Museu de Luxor, no Egito - Wikimedia Commons

Estátua de Tutmés III no Museu de Luxor, no Egito – Wikimedia Commons.

Seu triunfo na Batalha de Megiddo garantiu seu legado.
Com brilhantismo estratégico, expandiu as fronteiras do Egito e deixou uma marca indelével na história antiga, ganhando o título de um dos maiores faraós do Egito.

Prezando também pelo convívio, criou um espaço a leste do grande templo de Karnak que abrigava o chamado Akh-menu, considerado um dos primeiros registros históricos de um salão dedicado unicamente a festas e celebrações.  Composto de blocos de arenito, o local recebia a festa Heb-Sed, comemoração feita para celebrar um reinado longevo.

Antes de morrer, seu filho Amenófis II foi treinado para ocupar o cargo do pai, de maneira que prosseguisse a exercer suas funções administrativas na cobrança de tributos e orientação em batalhas. Tutmés III foi enterrado no Vale dos Reis, onde ordenou a construção de seu templo ao lado do túmulo de sua madrasta Hatexepsute, porém, com mais simplicidade.

Referência Bibliográfica:

Site: Presente de grego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *